Umbanda Ecumenica, Templo da Verdadeira Aruanda



sábado, 27 de novembro de 2010

O que é Umbanda Ecumênica?

É congregar em uma só bandeira, umbandistas, católicos, evangélicos, espíritas kardecistas e crer que nenhuma doutrina pode restringir o relacionamento com Deus, tenha ele o nome que tiver, nem tão pouco pode ditar as normas para a comunicação e a comunhão entre os homens e os espíritos dos vários níveis do mundo espiritual, sejam eles mestres, ancestrais, irmãos carentes de auxilio ou anjos.

É buscar o aplanamento das diferenças religiosas, respeitando e celebrando estas diferenças sem a pretensão de fazer das várias religiões uma só, nem tão pouco, querer que todas as pessoas se reúnam em torno de um único credo. Isso não pode ocorrer, nem jamais acontecerá. Se fosse essa a vontade de Deus, Ele teria feito todos em uma única nação. Deus quer que as pessoas sejam diferentes, mas que se amem, que se melhorem todo dia e que vivam em harmonia.

Oxalá, o Cristo, filho de alta hierarquia de Deus Pai, o Criador, é o Mestre para onde convergem todos os Filhos de Fé da Verdadeira Aruanda: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por Mim. (João 14:6).

O Candomblé foi a 1ª. Organização da Hierarquia para interação entre o Mundo Espiritual e Mundo Material, dos Humanos. Ela foi organizada pelos Orixás que são os criadores do Universo e o escopo de sua criação foi o de levar conhecimento aos homens sobre a sua origem, fazer com que ele entendesse sua constituição arquetipal e pudesse saber o quanto é divinal seu corpo e todo o seu "Sistema" interior.

Já a Umbanda foi a 2ª Organização. Ela foi criada para atender as necessidades dos humanos, para ensinar-lhes o amor, a compreensão, etc., basicamente para promover a melhora dos relacionamentos entre os homens. Uma hierarquia distribuída em sete níveis, também conhecida como sete linhas primordiais, congregando milhões de espíritos trabalhadores, com o objetivo único de ajudar a reequilibrar as relações humanas. São elas:

1ª. Linha, dirigida por OXALA (Jesus), Mestre da Transformação: Os milhões de espíritos encarnados e desencarnados que atuam nesta corrente tem por objetivo a transformação dos seres humanos em bons, mansos, justos e sábios;

2ª. Linha, dirigida por YEMANJÁ (Maria – Mãe de Jesus), Mestra das Emoções: Estes filhos e filhas de Maria ou de Yemanjá são os trabalhadores das emoções, são os que buscam o reequilíbrio do emocional, libertando-se e ajudando outros irmãos a se libertarem dos sentimentos destrutivos como, por exemplo: do ódio, do desejo de vingança, da violência em todos os níveis, seja contra a natureza, contra as crianças, contra os idosos, contra as mulheres, contra os mais fracos de todos os tipos, promovendo guerras, discórdias, brigas, separações, divisões... Filhos de Maria ou de Yemanja devem ser promotores do amor;

3ª. Linha, dirigida por OXOSSI (São Sebastião), Mestre da Cura: Os trabalhadores congregados nesta linha são espíritos que ao longo de suas jornadas evolutivas conseguiram superar, com a ajuda das orientações de Mãe Maria (Yemanjá), seus instintos animais, bestiais, internos. Por isso eles são chamados para curar.

É que a maioria das doenças tem a causa na baixa imunidade do corpo humano e o reino animal, em especial os porcos, são o celeiro da memória da imunidade. Por isso as oferendas a Oxossi são feitas com carne ou vísceras de porco.

Os Filhos de Oxossi aprenderam a vencer os instintos animais interiores e as adversidades do mundo selvagem exterior, nele intervindo para sobreviver sem adulterá-lo, por conseguinte, podem ajudar os irmãos que ainda não venceram os seus próprios instintos nem as barreiras externas. Por isso eles sempre optam pela caça para sobreviver, eles nunca optam por cultivar a terra e plantar para colher.

Os humanos adoecem ao recepcionarem em seus 'Sistemas' internos, por similitude de vibrações, as emanações densas, animalescas, que pululam por todo o orbe terrestre, criando, assim, um desequilíbrio em seu corpo vital (energia verde), por excesso de energia vermelha. Quando um Filho de Oxossi atua, ele retira o excesso de energia vermelha que é animal, dando oportunidade para que a energia verde se reequilibre.

Nesta 3ª. Linha também atua a hierarquia dos chamados "Boiadeiros", como espécie de 'transportadores'. É que eles manipulam as energias animalizadas e conduzem os espíritos que estão perdidos dentro delas, assim como um boiadeiro faz com sua boiada.

4ª. Linha, dirigida por OGUM (São Jorge), Mestre Guerreiro: Nesta Aruanda se reúnem os espíritos que já aprenderam a dominar a natureza mineral e vegetal e a transformá-las, diferentemente dos de Oxossi. Eles detém os conhecimentos práticos e são patronos da tecnologia que a espiritualidade irá liberar aos seres humanos. São o símbolo do trabalho, da atividade criadora dos homens sobre a natureza, da produção e da expansão. Eles ajudam os homens a trabalhar com o ferro e o aço para fazer suas ferramentas e armas, a plantar e a lutar com as adversidades da natureza. O domínio que possuem dos reinos mineral e vegetal, faz deles grandes guerreiros, pois alem de saberem construir suas armas com o mineral, eles possuem o poder mental próprio da interatividade com o reino mineral. É que a mente dos seres humanos se alimenta do espírito do mineral e este poder mental faz com que eles se tornem espíritos e ou pessoas encarnadas (chamados de Filhos de Ogum, quando na verdade são consciências de Ogum) com uma determinação e vigor inabaláveis. Também são líderes natos, capacitados a missões de grande complexidade. O poder do mineral em suas mentes faz com que sejam muito lúcidas, e, devido a pureza elas são cristalinas. Por isso são austeros, francos e sinceros ao impor suas idéias, não falam pelas costas, são leais e não toleram traição, dissimulação e injustiças. Por estas características, estes trabalhadores ajudam a todos os humanos que se encontrem com problemas dessa natureza. São Jorge foi identificado com Ogum pelos seguintes motivos:

  1. Ele era um soldado turco que, nos idos do ano 300, servia ao imperador Romano, Diocleciano. A Turquia era, então, dominada por Roma e aos 23 anos ele foi residir na sede romana. O competente e leal soldado recebeu do próprio imperador o título de Conde, mas quando o Monarca resolveu dizimar os cristãos, o cristão fiel a Jesus levantou-se no meio da reunião do Senado que iria referendar o decreto imperial, e afirmou que "os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses". Atônitos diante da ousadia daquele membro da corte palaciana, um Consul indagou-lhe o porque daquela conduta. O soldado Conde Jorge prontamente respondeu-lhe "que era por causa da VERDADE". O Consul retrucou: "O que é a verdade? Jorge respondeu-lhe: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade"... Ele foi torturado visando renegasse a sua fé em Cristo. A cada vez que ele era levado ao Imperador ele afirmava: Não renego a minha fé imperador! Eu sou servo de um Deus vivo! Somente a Ele eu temerei e adorarei". O imperador mandou degolar o Conde Jorge. São Jorge foi um Verdadeiro guerreiro da fé, venceu contra Satanás a mais terrível das batalhas, a dor física e a dúvida, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão.
  2. A coragem, sinceridade, lealdade aos próprios ideais, a franqueza que o Conde Jorge usou para com o Consul, deflagou sua tortura e morte e essas características são próprias dos filhos de Ogum.


 


 


 


 

XANGO – Justiceiro; CRIANÇAS – Pureza e alegria; PRETOS-VELHOS – Sabedoria.

PLANETA TERRA Escola do Amor... Pátria do Evangelho


 

"Há muitas moradas na Casa de meu Pai." (Jesus-João, 14:2)

O Pai de Jesus e de Mãe Maria, é o mesmo que chamamos de Indivíduo, é Krishna. Quando Ele diz que na Casa do Seu Pai "há muitas moradas" Ele se refere ao Sistema Planetário de Krishna.

Lá há muitos Planetas, assim como no nosso Sistema Solar também há muitos Planetas.

Tipos de Planetas para a Evolução dos Espíritos

  • Planetas Primitivos
  • Planetas de Expiação e Provas
  • Planetas Regeneradores
  • Planetas Felizes
  • Planetas Celestes ou Divinos


 

Planetas Primitivos

  • As primeiras encarnações dos espíritos são vividas nestes mundos
  • Neles não existe nenhum código de moral nem de ética
  • O foco dos Seres que vivem nesses mundos é a satisfação das suas necessidades materiais
  • O conhecimento e a moral inexistentes dão lugar a total ignorância.


     

Planetas de Expiação e Provas

  • Assim é o Planeta Terra hoje
  • Os espíritos trevosos predominam sobre os agentes da Luz que lutam pelo bem e pelo Amor
  • Os espíritos encarnados na Terra vêm para expiar e ao mesmo tempo passar por provações


     

Planetas Regeneradores

  • São Planetas que servem de transição
  • Será este o próximo estágio da Terra
  • A sociedade, então, será reconstituída
  • Os espíritos de Luz, representando o Bem e o Amor, predominarão sobre os espíritos trevosos, agentes do mal.


     

Planetas Felizes

  • Nestes mundos o Bem supera plenamente a ignorância e o mal
  • A felicidade dos espíritos está muito além do que compreendemos na Terra
  • A ciência e tecnologia estão acima da capacidade de compreensão dos homens atuais
  • Doenças, mortes acidentais ou prematuras, guerras, pestes, fome e tudo o que seja fruto do egoísmo e do orgulho não ocorrem jamais nestes mundos


 

Planetas Celestes ou Divinos

  • Habitados por puros – Santos (Indivíduos)
  • O Bem e o Amor reinam, a Sabedoria extirpa totalmente a ignorância
  • Neles os espíritos passam por suas últimas etapas reencarnatórias


 

Objetivos do Planeta Terra

  1. Expiação

    O Homem não é punido, tudo que ele vive de ruim ou de bom, na sua existência presente, são consequências de suas falhas ou acertos em outras vidas e assim sempre será.


     

  2. Provação

    As provas pelas quais o homem escolhe passar, visam seu amadurecimento com o exercício da inteligência, da paciência, da resignação e do equilíbrio.


 

A Teoria do Indivíduo, ensinada nas Escolas GDM mostra ao Homem como ser Feliz:

  • Mostrando atos errôneos, cujas consequências estamos agora sofrendo, com o intuito de corrigirmos imediatamente (expiações)
  • Ensinando–nos a fazer escolhas equilibradas, amorosas e justas (provações)


 

Provações

  • São situações criadas por nosso Pai, o Indivíduo, juntamente com a Primeira Trindade (O Pai, O PRei, a Kundaline) visando aprimorar os conhecimentos dos espíritos componentes do nosso sistema e com isso acelerar a evolução de todas as consciências.


 

"Ai do mundo por causa dos* escândalos, porque é necessário que venham os escândalos, mas ai daquele homem por quem os escândalos vêm" (Mateus 18:7)

*Jesus fala acerca dos espíritos que por estarem se prestando a ser agentes das trevas, do mal, são produtores de sofrimento para aqueles que precisam expiar ou que os escolheram


 

"Em verdade vos digo, que tudo o que ligardes na terra, será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra, será desligado no céu" (Mateus 18:18)


 

  • Jesus ensina que todas as ações na matéria geram reações que terão frutos bons ou ruins para serem colhidos na matéria
  • E é na matéria que o espírito mostrará, e que aprendeu, superando seus limites morais e intelectuais, nos momentos de provações


 

"A Terra chegou a um de seus períodos de transformação, e vai passar de um mundo expiatório a um mundo regenerador.
-Então os homens encontrarão nela a felicidade, porque a Lei de Deus governará"
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3, Item 19)


 

  • Na nova fase do Planeta Terra os Homens trabalharão primeiro para o bem coletivo e depois pensando na individualidade
  • A Evolução e nem a Natureza dão saltos, por isso situações difíceis acontecerão na vida das pessoas, cujas provas separarão o joio do trigo
  • Só habitarão na Terra espíritos que tiverem merecimentos para viverem em um mundo mais civilizado, onde o bem predomina sobre o mal
  • Aquele que persistir no bem, não se deixando levar pelas imperfeições, encontrará a paz de espírito que todos buscam.

Palestra do Grupo Deus Mãe – GDM

By Edna Pinato & Mariana Abreu